Resenha: A cidade do sol


Oi meninas,

Vou fazer unha resenha de um livro que eu li, já faz um tempinho mais gostei muito do livro e resolvi compartilha com vocês. O livro é “Acidade do sol”. É impossível ler esse sem se comover com a historia contada.




A cidade do Sol“, conta a vida de duas mulheres aparentemente muito diferentes se cruzam, graças à uma guerra que se abate sobre o Afeganistão. Mariam tem 33 anos; seu pai não a aceita porque ela nasceu de um relacionamento extraconjugal e a sua mãe a rejeita quando a filha decide conhecer a família paterna.

Órfã aos 15 anos, é obrigada a se casar com um homem 30 anos mais velho que ela, que deseja mais que tudo ser pai. Mariam, embora seja sua esposa, nada mais é que uma empregada; só passa a ser tratada com dignidade quando engravida, mas o destino lhe tira a possibilidade de ser mãe. Impotente, não lhe resta senão a resignação diante dos maus tratos do marido.

Laila, que mora na mesma rua que o casal, é vinte anos mais nova que Mariam, mas sua trajetória também sofre uma profunda transformação e lhe reserva reviravoltas nada promissoras. Aos 14 anos, ela é educada pelo pai, um professor liberal, já que a mãe sofre com uma profunda depressão. Ela frequenta a escola, é inteligente, tem muitos planos para o futuro, que não incluem um matrimônio, nem filhos.

A garota se apaixona por Tariq, mas ele e seus familiares resolvem deixar Cabul, por conta do crescimento da guerra; Laila, porém, escolhe permanecer ao lado dos pais, mas logo depois da partida do amado descobre que está esperando um bebê. Pouco tempo depois sua família também opta ir em bora, mais no dia da partida, um míssel estilhaça os sonhos tecidos e somente a garota permanece viva.

É neste momento que as vidas de ambas se encontram e Laila é abrigada por Mariam e Rashid, o qual propõe à menina que se una a ele e lhe dê os filhos desejados. A garota, sem outra saída, engana o sapateiro e lhe diz que está grávida dele; as duas se aliam para cuidar da criança, Aziza, desprezada pelo suposto pai por não ser um homem.

O escritor e um médico afegão khaled Hosseini é o autor de Caçador de Pipas, sucesso de público e de crítica, adaptado também para as telas dos cinemas, produzido por Sam Mendes e dirigido por Marc Forster. A Cidade do Sol parece destinada a trilhar os mesmos caminhos na conquista dos leitores e dos críticos.

Quem já leu ou ainda vai ler comenta aki em baixo falando o achou...
Beijos :*

0 comentários:

Postar um comentário